Bootchart: criação de gráficos do processo de arranque. Útil para analisar quanto tempo demoram os programas a arrancar até que o sistema esteja pronto a usar.
Kernel Mode Setting (KMS): definição da resolução do ecrã no núcleo do Sistema Operativo. Permite evitar que o ecrã "pisque" tantas vezes durante o arranque e na alteração entre o sistema gráfico e os terminais virtuais (TTYs).
Novo sistema de init: Permitirá definir a ordem dos programas a arrancar com o sistema baseando-se nas suas dependências. Tornará obsoleta a configuração baseada em números de sequência e supostamente o arranque será mais rápido.
O leitor mais interessado deverá consultar as referências para melhores explicações sobre cada uma destas opções. :-)
Notas:
- O KMS passou a ser usado por pré-definição em Debian para placas gráficas Intel. Já não é necessário fazer nenhuma configuração. Placas de outros fabricantes poderão precisar de configurações extra.
- O novo sistema de init já se encontra em Debian. Não são necessárias configurações adicionais.
- As resoluções suportadas pelo GRUB2 (e que dependem da BIOS) podem ser consultadas durante o arranque: no próprio GRUB carregar na tecla "
C
" e escrever: vbeinfo
.Ainda há um momento durante o arranque em que o ecrã muda a resolução: quando do GRUB se passa para o arranque do Linux. É um instante breve, em que apenas aparece a linha "Loading Linux..." e pouco mais. A opção
GFXPAYLOAD
na configuração do GRUB2 (a partir da versão 1.98) serve exactamente para manter a resolução durante esta transição.Configurações com GRUB2, bootchart:
# egrep "(CMDLINE|GFX)" /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet init=/sbin/bootchartd"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
GRUB_GFXMODE=1280x1024x32
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x1024x32# update-grub2
TODO: plymouth, uvesafb
Referências:
Bootchart - How it Works
Bootchart - README
Debian Wiki - KernelModesetting
Debian Wiki - Dependency based boot sequence
Mailing list debian-devel-announce: The future of the boot system in Debian
[Lucid][Ubuntu 10.04] High resolution Plymouth & Virtual Terminal for ATI/NVIDIA cards with proprietary/restricted driver
Sem comentários:
Enviar um comentário